NATAÇÃO

Super Final do Troféu Thiago Pereira será neste domingo, em São Paulo

Mais de 200 meninos e meninas competem em busca da vitória na competição promovida pelo maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos
Competição reunirá 240 meninos e meninas (João Pires / Fotojump)

São Paulo (SP) – Thiago Pereira está aposentado da vida como atleta há um ano, mas não fica longe das piscinas. Neste domingo (30), estará no Sport Club Corinthians onde, a partir das 7h30, começa a Super Final do Troféu Thiago Pereira. Serão 240 meninos e meninas que se classificaram nas três etapas do circuito em 2018. Essa é mais uma iniciativa do maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos para deixar um legado esportivo para o Brasil. Mas não é a única. Ele também é um dos embaixadores da LIGA NESCAU Jovem Pan, uma das maiores competições estudantis do País, com mais de sete mil competidores. Com essa parceria, a marca de achocolatados da NESTLÉ também apoia o torneio de natação criado por Thiago.

”O nosso objetivo é estimular a prática da modalidade, até para incentivar hábitos saudáveis e minimizar alguns índices negativos. O afogamento, poucos sabem, é a terceira maior causa de mortes no país, e com a popularização da natação, essa taxa pode ser reduzida. E o projeto vai muito além disso. A ideia é trabalhar a inclusão e a inovação, aliadas ao esporte. Esses são os três pilares do projeto”, explica Thiago Pereira. A prova é que o campeonato conta também com disputas para pessoas com deficiência, assim como a LIGA NESCAU.

Para o início de 2019, prepara a quarta edição de sua clínica sobre a modalidade, o Thiago Pereira Swin Camp. Como não poderia deixar de ser, as ações promovidas por Thiago Pereira estão voltadas para a natação. Contudo, o ex-atleta garante ser um entusiasta do esporte em geral. Uma prova disso está na sua participação como Embaixador da LIGA NESCAU. “É uma honra fazer parte desta iniciativa. Esporte e escola precisam estar juntos para ajudar na formação de cidadãos”, afirma o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos (com 23 pódios) e vice-campeão olímpico.

Hora da decisão – Para chegar a Super Final do Troféu Thiago Pereira, nadadores convencionais, down e paralímpicos competiram em três seletivas nas cidades de São Paulo, Americana e São José dos Campos. Com arbitragem da FAP (Federação Aquática Paulista), foram compostas de quatro provas de 50 metros: costas, peito, borboleta e crawl. Além da premiação individual por prova, cada estilo nadado somava pontos para uma soma de resultados em que os melhores das categorias foram classificados para a Super Final.

Carreira – Thiago Machado Vilela Pereira nasceu em Volta Redonda (RJ) no dia 26 de janeiro de 1986 e é considerado um dos principais nadadores brasileiros da história. Ele é o maior atleta de todos os tempos na história dos Jogos Pan-Americanos, com 23 medalhas conquistadas, sendo 15 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro bronzes.

 

Thiago Pereira, recordista em medalhas pan-americanas (João Pires/Fotojump)

Thiago é três vezes medalhista em mundiais de piscina longa. O nadador conquistou duas medalhas de bronze no Mundial de Barcelona em 2013, nos 200m e 400m medley, e uma a prata nos 200m medley (1min56s65) no Campeonato Mundial de Kazan 2015.

Em julho de 2012, Thiago Pereira realizou o grande sonho: conquistar uma medalha olímpica. Nos 400m medley, o brasileiro surpreendeu, batendo na frente do fenômeno das piscinas, Michael Phelps (EUA), e faturando a prata com o tempo de 4min08s86. Em sua prova favorita, os 200 m medley, terminou em quarto lugar.

Em 2016, o atleta confirmou a participação em sua quarta olimpíada (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e agora Rio 2016), nadando abaixo do índice no Troféu Maria Lenk. Na capital carioca, ele disputou a final dos 200 medley.

Online – A Super Final do Troféu Thiago Pereira terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do Thiago Pereira (https://www.facebook.com/ThiagoPereiraOficial/).

Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – [email protected] – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – [email protected] – Cel: 11 976022986