BIKE CICLOFAIXA CICLOMOBILIDADE CICLOTURISMO ESTRADA MTB Notícias

Shimano Fest reúne diversas atrações do mundo da bike em São Paulo

Evento terá competições, testes de bike, área para crianças e mulheres, shows de música e outros. Festival acontece 15 e 16 de setembro e entrada é gratuita.

Conhecida por muitos como a Terra da Garoa, São Paulo é o principal centro financeiro da América do Sul e cidade mais populosa do continente. Nos dias 15 e 16 de setembro, ganha pelo quarto ano seguido uma atração imperdível de entretenimento, não somente para os moradores, como também para os visitantes, o que por alguns dias a faz mudar um pouco o seu perfil tradicionalmente sisudo. Trata-se da nona edição do Festival da Bicicleta, o Shimano Fest 2018, com entrada gratuita nos dois dias do fim de semana. Centro cultural, político e de lazer, o Memorial da América Latina é um dos cartões postais do município e foi escolhido pela organização como palco do evento. Acesse o site oficial. 

Área de exposição traz as novidades de 2019 do mercado (Foto: Filipe Mota / FS Fotografia)

“A realização do Shimano Fest pela primeira vez no Memorial da América Latina é especial para nós, porque une um dos pontos turísticos da cidade a bicicleta. A bike é um objeto transformador, seja em termos de saúde das pessoas, que encontram nela um hábito esportivo ou de lazer, como em mobilidade urbana, uma excelente alternativa para o trânsito carregado das grandes cidades do Brasil e do mundo”, conta Paulo Boldrin, da área de marketing da Shimano e coordenador do Festival da Bicicleta. “O local possui fácil acesso pela ciclovia da Avenida Auro Soares de Moura Andrade ou então pelo Metrô Palmeiras – Barra Funda, na linha vermelha (L2), que faz a ligação entre as zonas oeste e leste de São Paulo”, completa.

Assim como nas temporadas anteriores, o Shimano Fest tem como destaque a interatividade entre o público e as marcas, cerca de 200 do mercado de bike estão confirmadas. São esperados 30 mil visitantes, que na área de exposição vão conhecer as principais novidades de 2019 do setor. No test-ride, poderão pedalar diferentes tipos de bicicletas, mountain bikes, urbanas, bikes elétricas (e-bikes) e tradicionais. Nas demais arenas do evento, atrações para todos os gostos e idades. Famílias, amigos e entusiastas do ciclismo tem no Festival o cenário perfeito para se divertir e entreter-se.

Pedal Inclusivo é uma das atrações (Foto: Filipe Mota / FS Fotografia)

Pedal Inclusivo
O Pedal Inclusivo é uma das atrações do Shimano Fest, no sábado das 10h às 15h. Com apoio da entidade Laramara – Associação de Assistência ao Deficiente Visual e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência,  a ação possibilita a pessoas com deficiências (visual, auditiva, de mobilidade etc) a oportunidade de andar de bicicleta. A ação é oferecida pela empresa Bikxi, aplicativo de bike carona que utiliza bicicletas tandem (para 2 pessoas pedalarem). O passeio de bicicleta do Pedal Inclusivo acontece na área de test-ride do evento. Para participar, basta o interessado dirigir-se à tenda do Pedal Inclusivo – Bikxi onde será cadastrado e poderá fazer o passeio gratuitamente. O Festival terá monitores para auxiliar pessoas com necessidades especiais guiando-as até o local da ação, contando com apoio da Prefeitura de São Paulo – Secretaria da Pessoa Com Deficiência.

O Shimano Fest marca a abertura da Semana da Mobilidade 2018 e duas palestras focando pessoas com necessidades estão marcadas para o sábado, na Arena Mobilidade: às 12h, Tomás Bueno (Canal Youtube Vida Adaptada) falará sobre sua iniciativa de fazer vídeos para incentivar pessoas com deficiências a praticarem atividades físicas. Tomás perdeu os movimentos de um dos braços mas continua a praticar ciclismo; às 12h15, Rodrigo Melo (deficiente visual) vai contar do seu projeto no interior de São Paulo: Deficientes Visuais e a Bicicleta.

Demais áreas e atividades
Área que atrai centenas de pessoas para o seu entorno, o Bike Competition terá a disputa do Mountain Bike Short Track (XCC) durante todo o sábado (15), nas categorias Super Elite Feminina e Masculina. Os melhores ciclistas do País competirão no XCC, na primeira prova de MTB dentro do Memorial.  O Espaço Mulher terá diversas atrações como a oficina mecânica, palestras, massagem, aulas de funcional, entre outras ativações, aproveitando o crescimento do ciclismo feminino.

Festival tem Arena Kids (Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação)

Na Arena Kids, com o realização da SP Hawks Eventos, estão confirmadas várias atrações: Tira Rodinhas, onde a criançada dá suas primeiras pedaladas sem as rodinhas; o Pump Track, pista com rampas e elevações; Desafio Balance Bike, com um pequeno circuito com obstáculos Desafio Shimano Sem Corrente, em que competidores não podem pedalar nem tocar os pés no chão. Tudo gratuitamente, basta se inscrever na hora no local.

Esse ano, a área de mobilidade e sustentabilidade do Shimano Fest vai apresentar, além de palestras e debates, uma mostra de projetos de Mobilidade por Bicicleta. Os projetos selecionados para apresentação no sábado, ganharão Mentoria gratuita da Eureka Coworking durante seis meses. A CET SP também estará presente para interagir com o público e apresentar o projeto do novo plano cicloviário para São Paulo.

Bike Show
Rock’n Roll combina com bike: quatro bandas animarão os visitantes nos dois dias de festival. Sábado (15), tocam as bandas de pop rock, 53×11 (covers de Red Hot Chilli Peppers, Greenday, Stone Temple Pilots etc) e Remove Silence, às 15h e 18h45, respectivamente. No domingo (16) é a vez da ‘Amoradia do Som’, vencedora do festival de música “Groove – Sons da Paulista” em 2017, às 10h, e Sinfonia Rock (covers de hard rock), às 15h45. O tradicional Taiko, com os tambores japoneses, também está confirmada no domingo às 12h30.

Radicalidade
No Bike Radical, as tradicionais atrações serão as manobras e saltos radicais do BMX Dirt Jump com apresentação do fera Leandro Moreira, o “Overall”; o BMX Flatland, commanobras criativas no plano; e o Bike Trial, onde o importante é a habilidade para transpor todo tipo de obstáculo, sem sair de cima da bike e sem colocar os pés no chão.

Shimano Fest 2018
Data: 14 a 16 de setembro
Horários:
Sexta-feira (14): exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h às 20h.
Sábado (15): Festival aberto ao público – 10h às 20h.
Domingo (16): Festival aberto ao público – 10h às 17h.
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Rua Tagipuru – Portão 02 – Barra Funda – São Paulo (SP)
Bicicletário: 1.000 vagas (rotativo)
Entrada: Gratuita – Contribua com 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições filantrópicas.