Notícias TRIATLO

Rio de Janeiro: Triatletas de mais de 30 países buscam vaga para Mundial de IRONMAN 70.3

Triatletas disputam vagas na Faixa etária e Elite. Evento acontece no dia 30 de setembro. 

Rio de Janeiro, mais precisamente o Recreio dos Bandeirantes, será o palco da próxima disputa do Circuito IRONMAN no país. Triatletas de 30 países estarão em busca de uma das 30 vagas na Faixa Etária para o Mundial de IRONMAN 70.3 em 2019, que será realizado em Nice, França, no dia 30 de setembro. Pelo quarto ano consecutivo, o CAIXA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro acontecerá no Pontal, reunindo atletas da Elite e Faixa Etária em uma das provas mais famosas do circuito mundial.

Confira a programação completa aqui. 

Profissionais disputam vagas para Mundial, além de premiação em dinheiro (Foto: Fábio Falconi/Unlimited Sports)

Este ano a novidade é que os profissionais disputam as vagas para o Mundial, além da premiação de US$ 25 mil. Diferentemente do ano passado, os profissionais passam a disputar a vaga diretamente, sendo uma no feminino e outra no masculino, para os melhores colocados. Totalizam-se assim 32 vagas, sendo 30 para os amadores e 2 para os profissionais.

Desde a primeira edição do evento, os brasileiros dominaram a Elite e não deram chance aos estrangeiros, superando mais rápido as distâncias de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. No ano passado, Paulo Roberto Maciel e Pamella Oliveira, que conquistou o quarto lugar no Mundial da África do Sul deste ano, foram os vencedores.

Outro ponto forte é a disputa da Faixa Etária. O sucesso é tanto que a competição encerrou as inscrições antes do prazo em todas as edições, sempre com boa representatividade e mostrando a força que a cidade tem no circuito internacional. Em 2017 foram 30 países presentes, numa grande festa internacional, número que se repetirá em 2018. Índia, Tailândia, Armenia e Israel serão as novidades entre as nações presentes no Rio de Janeiro.

A programação oficial começará no dia 27 com a abertura da EXPO e início da entrega de kits, no Hotel Atlântico Sul. No domingo, dia 30, a programação de largada, em ondas, terá início às 6h30 com a largada da Elite masculino, ficando o feminino para a 6h35. A largada dos atletas amadores será a partir das 6h45.