BIKE BMX MTB

Maratona dos Descobrimentos reúne 1.500 ciclistas em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro

Prova de encerramento da nona edição da Brasil Ride contou com o percurso tradicional, de 77 km, e teve atletas de quatro países e 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal

 

Esperando a hora de largar (Ney Evangelista / Brasil Ride)

 

Área de largada da Maratona completamente lotada (Fabio Piva / Brasil Ride)


Porto Seguro (BA)
 – Apenas uma hora após a largada da última das sete etapas da Brasil Ride 2018, às 10h deste sábado (27), foi a vez dos 1.500 inscritos na Maratona dos Descobrimentos iniciarem sua participação na maior ultramaratona de mountain bike das Américas. Momento único para ciclistas de quatro países, Chile, Uruguai e Estados Unidos, além do Brasil, representado por 20 estados, mais o Distrito Federal, de poderem estar perto dos melhores ciclistas do mundo e de participarem da prova realizada pelo terceiro ano consecutivo no extremo Sul da Bahia.

Entre os homens, o título ficou com Gustavo Xavier na elite masculina, com o tempo de 2h41min04seg. Já na disputa feminina, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Luma Diniz, de Resende (RJ), com 3h27min02seg. “A prova foi em um percurso muito bacana e bastante fluído. Consegui abrir uma vantagem no km 27, dentro do Parque Nacional do Pau Brasil, fazendo o restante do percurso sozinho. Procurei abrir o máximo de vantagem para meus adversários, para assim garantir o título”, disse Gustavo, paulista de Piedade.

“Pretendo voltar outras vezes e quem sabe ganhar de novo a Maratona dos Descobrimentos, bem como um dia competir nos sete dias da ultramaratona. Foi minha primeira vez em um evento organizado pela Brasil Ride, porque tenho apenas 17 anos. Entrei para uma equipe estruturada nesta temporada e espero disputar ano que vem mais competições do evento”, complementou Gustavo.

O primeiro na fila – Bicampeão da Maratona dos Descobrimentos, o ciclista Joselito dos Santos, de Teixeira de Feitas (BA), foi o primeiro atleta a chegar à Arena da Brasil Ride, na longa fila para a largada do evento. Joselito chegou antes das 5h da manhã, para poucos minutos depois receber a companhia de outros participantes. “Cheguei às 4h52, porque sei que a fila é grande. Se você chegar muito tarde, perde todas as chances de brigar pelas primeiras posições. Cerca de cinco minutos depois de mim começaram a chegar outras pessoas”, disse Joselito.

“A Maratona dos Descobrimentos é uma prova que se destaca em relação a todas outras realizadas em nossa região. Participo de diversas provas nacionais, principalmente no Sudeste”, contou Joselito. “Bacana de chegar cedo é que você vai conhecendo gente nova porque são várias horas de conversa. O mais importante nessas horas de espera é não deixar de se alimentar. Isso conta muito para ter um bom desempenho”, finalizou Joselito que aguardou mais de cinco horas para largar.

Chilenos marcam presença – Aproveitar uma viagem turística para praticar uma das suas maiores paixões. Foi isso que um grupo de chilenos, vindos da região do deserto do Atacama, fez nesta edição da Brasil Ride. Em um total de 25 pessoas, com dez ciclistas, o grupo Zorro Bike demonstrou toda sua animação logo cedo, antes da largada.

“Temos uma amiga aqui em Arraial d’Ajuda que nos contou sobre a prova e disse que era realmente uma etapa na vida das pessoas. Assim, nos programamos para disputar esse desafio”, disse Pablo Sainz. “Levamos 16 horas de viagem entre voos e conexões para sair do Chile até Porto Seguro”, contou Eric Seura. “Estamos aqui com familiares e crianças. Contentes por estarmos no Brasil e já programando para vir ano que vem, competir na ultramaratona”, finalizou Roberto Robles.

 

Os campeões:


Elite masculina: 
Gustavo Xavier
Elite feminina: 
Luma Diniz
Idade livre masculino: 
Julio Cesar Teixeira
Júnior feminino: 
Lys Bastos
Juvenil masculino: 
Vitorio Augusto
Máster A1 feminino: 
Maria da Gloria Santos
Máster A1 masculino: 
Jose Elenildo 
Máster A2 feminino: 
Ana Maria de Jesus
Máster A2 masculino: 
Aginaldo Ferreira
Máster B1 feminino: 
Sharon Pimenta
Máster B1 masculino:
 Luciano Bastos
Máster B2 feminino: 
Ana Paula Pereira
Máster B2 masculino:
 Reinaldo de Lima
Máster C1 feminino: 
Juliana Couto
Máster C1 masculino: 
Antonio de Jesus
Máster C2 feminino: 
Beatriz de Almeida
Máster C2 masculino:
 Larry Pereira
Máster D masculino: 
Augusto Lago
PNE masculino: 
Benedicto Gajardo
Sub-23 feminino: 
Jamille dos Santos
Sub-23 masculino: 
Thales Felipe
Sub-30 feminino: 
Micaela Souza
Sub-30 masculino: 
Fabio Oliveira

A nona edição da Brasil Ride e a Maratona dos Descobrimentos tiveram Specialized, Shimano, Caixa e Unidas – Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocinaram a ultramaratona e a maratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras dos eventos.

Confira vídeo e slideshow:

Etapa 7 e Maratona dos Descobrimentos:

Vídeo

 

Slideshow:

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

ZDL Sports – Gustavo Coelho / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mail: [email protected]