NATAÇÃO

Maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos incentiva o futuro do esporte

Aposentado das piscinas há um ano, Thiago Pereira, maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e prata na Olimpíada promove um circuito de natação para crianças e é embaixador de uma das maiores competições estudantis do Brasil, a LIGA NESCAU
O ex-nadador Thiago Pereira (Foto jump)

São Paulo (SP) – Maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e vice-campeão olímpico. Campeão e recordista mundial na piscina curta, medalhista em Campeonato Mundial de piscina longa. Esses são os principais feitos de Thiago Pereira nas piscinas. Aposentado da natação há um ano, ele intensifica as braçadas como incentivador do esporte. E são braçadas vigorosas. No próximo dia 30 de setembro, receberá 300 crianças e jovens no Sport Club Corinthians para a Super Final do Troféu Thiago Pereira. Para o início de 2019, prepara a quarta edição de sua clínica sobre a modalidade, o Thiago Pereira Swin Camp.

Como não poderia deixar de ser, as ações promovidas por Thiago Pereira estão voltadas para a natação. Contudo, o ex-atleta garante ser um entusiasta do esporte em geral. Uma prova disso está na sua participação como Embaixador da LIGA NESCAU Jovem Pan, uma das maiores competições estudantis do Brasil, destinada a meninos e meninas de dez a 16 anos em São Paulo. Em 2018 serão mais de sete mil competidores, nove modalidades esportivas e seis paradesportivas. “É uma honra fazer parte desta iniciativa. Esporte e escola precisam estar juntos para ajudar na formação de cidadãos”, afirma.

 

Thiago Pereira é Embaixador da Liga Nescau (Foto jump)

Além da atuação junto a formação da futura geração de esportistas e cidadãos, o medalhista olímpico também é vice-presidente da Comissão de Atletas da FINA – Federação Internacional de Natação – e integrante das Comissões de Atletas do COB – Comitê Olímpico Brasileiro – e da Odepa – Organização Desportiva Pan-Americana.

Pai de primeira viagem – A nova fase de vida de Thiago Pereira traz ainda emoções fortes do lado pessoal. Ele se prepara para ser pai em 2019. Luca, o primeiro filho, nasce em fevereiro e enche o futuro papai de alegria. “Tenho que confessar que hoje, com a estruturação dos novos projetos, minha vida está mais corrida que nos tempos em que treinava e competia. E agora vai chegar o Luca para agitar mais as coisas. Vivo uma expectativa muito positiva e quero fazer como minha mãe, que sempre me incentivou em tudo o que fiz. Assim, claro que vou tentar levá-lo para o esporte, até porque é um meio saudável, mas estarei ao lado dele no que ele decidir fazer na vida”, explica.

Enquanto Luca não chega, segue dando atenção às crianças do Troféu Thiago Pereira e da LIGA NESCAU. “O esporte tem o poder de mudar o mundo e se cada um fizer a sua parte, cresceremos cada vez mais e atingiremos mais pessoas. Pessoalmente, esse contato com as crianças é gratificante. Até outro dia era eu quem ficava atrás dos meus ídolos, Gustavo Borges e o Xuxa (Fernando Scherer). Hoje espero inspirar meninos e meninas para, no futuro, vermos mais campeões surgindo no Brasil”, afirma o ex-nadador, que completa: “além da competição, não podemos esquecer do lado social. O esporte ensina a ganhar, a perder, a tomar decisões, dá confiança. É como aponta um dos lemas que vi na LIGA NESCAU, o esporte ensina”.

 

Natação na LIGA NESCAU (João Pires/Foto jump)

Hora da decisão – Para chegar a Super Final do Troféu Thiago Pereira, nadadores convencionais, down e paralímpicos competiram em três seletivas nas cidades de São Paulo, Americana e São José dos Campos. Com arbitragem da FAP (Federação Aquática Paulista), foram compostas de quatro provas de 50 metros: costas, peito, borboleta e crawl. Além da premiação individual por prova, cada estilo nadado somava pontos para uma soma de resultados em que os melhores das categorias foram classificados para a Super Final, que também estreita a parceria entre o Thiago e NESCAU, que vai apoiar o evento.

 

Jovens paratletas (João Pires/Foto jump)

Carreira – Thiago Machado Vilela Pereira nasceu em Volta Redonda (RJ) no dia 26 de janeiro de 1986 e é considerado um dos principais nadadores brasileiros da história. Ele é o maior atleta de todos os tempos na história dos Jogos Pan-Americanos, com 23 medalhas conquistadas, sendo 15 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro bronzes.

Thiago é três vezes medalhista em mundiais de piscina longa. O nadador conquistou duas medalhas de bronze no Mundial de Barcelona em 2013, nos 200m e 400m medley, e uma a prata nos 200m medley (1min56s65) no Campeonato Mundial de Kazan 2015.

Em julho de 2012, Thiago Pereira realizou o grande sonho: conquistar uma medalha olímpica. Nos 400m medley, o brasileiro surpreendeu, batendo na frente do fenômeno das piscinas, Michael Phelps (EUA), e faturando a prata com o tempo de 4min08s86. Em sua prova favorita, os 200 m medley, terminou em quarto lugar.

Em 2016, o atleta confirmou a participação em sua quarta olimpíada (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e agora Rio 2016), nadando abaixo do índice no Troféu Maria Lenk. Na capital carioca, ele disputou a final dos 200 medley.

Parceiros – Para promover a LIGA NESCAU, A NESTLÉ conta com a parceria do Grupo Speeed, responsável por toda a operação do torneioA comunicação da marca fica a cargo da Agência Ogilvy e toda a identidade visual é tratada pela FutureBrand. Informações  sobre a LIGANESCAU® Jovem Pan estão disponíveis no link www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau, na fanpage de NESCAU® e no site www.nescau.com.br.

Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – [email protected] – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – [email protected] – Cel: 11 976022986