BIKE Dicas

Não saber calibrar os pneus pode ser perigoso para a sua segurança. Aprenda agora!

Foto: bikeexchange.com.au

Utilizar a pressão correta nos pneus das bikes é extremamente importante, não só para sua segurança e desempenho mas também pelo conforto e danos que a calibragem incorreta poderá provocar.

Se o pneu estiver muito murcho, ele estará com maior contato ao solo, “segurando” mais a bike e absorvendo mais as irregularidades do chão. Ainda, o pneu murcho estará mais disposto a furar e, num ângulo muito reto, (cordão de calçada), a pancada poderá danificar o aro.

Já o pneu muito cheio, tende a ficar mais “duro”. A bike e o ciclista sentem mais as deformidades do solo e a vibração é passada para o conjunto. A área de contato com o solo diminui e o cuidado deve ser redobrado principalmente em curvas. Por outro lado, em pistas extremamente lisas, o desempenho tende a aumentar e a força exercida no pedal diminuir, justamente pela área de contato e o “arrasto” com o solo serem menores.

A sigla PSI vem do inglês Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, ou seja, a Força Resultante aplicada a uma área por polegada quadrada.

Normalmente, na banda (lateral) do pneu, está indicada a pressão máxima suportada por ele. Mas isso não quer dizer que essa seja a pressão ideal. A calibragem correta está diretamente ligada à praticamente cinco fatores: tamanho do aro, largura do pneu, tipo de trajeto (aderência do solo/piso molhado/asfalto/estradão/trilhas….), peso do conjunto (ciclista, bicicleta e acessórios) e o TPI do pneu (medida de fios por polegada). Inclusive, a pressão varia com o calor!

Nas MTB (Mountain Bikes), a pressão dos pneus varia de 30 a 65 PSI. Como a largura dos pneus MTB varia muito, a pressão também varia. Quanto maior a largura, menor a pressão pois o volume de ar é maior dentro da câmara. Assim, se utilizar “pneus mais finos”, para asfalto, nas MTB, é comum a pressão atingir os 80 PSI.

Como nas Speed (bikes de estrada), os pneus são mais finos e os trajetos escolhidos tendem a ser mais lisos, a pressão utilizada é maior, normalmente de 85 até 130 PSI. Os pneus tubeless (sem câmara), a pressão chega a atingir 200 PSI. Nas MTB, o pneu tubeless recebe uma pressão menor por ter as laterais mais reforçadas.

Recomenda-se utilizar no pneu dianteiro um pouco menos de pressão que no traseiro – cerca de 2 a 5 PSI. Isso, para aumentar a aderência em curvas mais exigentes.

Encher o pneu pressionando as laterais para verificar se está cheio o não é um erro comum, mas provisório até o ciclista ter em mãos um calibrador ou se dirigir até um posto próximo.

Inicialmente, temos uma tabela para indicar a pressão, em função da largura, tamanho do aro e peso a ser carregado pela bicicleta. Em terrenos deformados (trilhas por exemplo), recomenda-se baixar a pressão a 70% desta indicação.

Notas e Dicas:

*Coloque entre 2 a 5 psi de pressão a menos no pneu dianteiro em relação ao pneu traseiro. Isto irá ajudar a aumentar a aderência nas curvas.

*Em terreno com cascalho solto ou arenoso, diminua entre 1 a 3 psi em ambos os pneus. Em terrenos de terra firme, faça o contrário, aumente entre 1 a 3 psi.

*Evite encher o pneu de sua bike em compressores de postos de combustível. Eles foram projetados para utilização com volumes maiores de ar em pressões menores, o contrário do que é utilizado em pneus de bicicleta.

*Pressionar os dedos contra as paredes laterais do pneu não é nem de longe a melhor maneira de se medir a pressão de um pneu. Melhor confiar no medidor de sua bomba. Ou melhor ainda, com um manômetro digital.

Fonte de pesquisa (Créditos): Bike do Sul, MTBBrasilia, Pedaleria.