BIKE ESTRADA

Estado do Pará conquista o título geral da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2017

Evento comemorou 40 anos de existência com edição especial na cidade de São Luís, no Maranhão

Confirmando ser uma das delegações mais fortes entre os estados presentes na  de Ciclismo de Estrada, o Pará completou os três dias de competição como a equipe mais regular e alcançou o hexacampeonato da copa. A equipe pontuou em diversas categorias e mostrou muita união entre os seus atletas, criando um diferencial que fez toda a diferença no resultado final.

Neste domingo (20.08) foram disputadas as provas de circuito que fecharam a programação do evento. O resultado por equipes só foi definido nas últimas corridas, que agitaram o público presente e a torcida das delegações. O estado do Pará conquistou o título geral após acumular 378 pontos, contra 323 pontos do Ceará e 310 pontos da Bahia.

A rápida prova de circuito testou a força dos participantes que tinham pouco tempo para estabelecerem suas estratégias e brigar pela vitória. Na elite masculina três ciclistas terminaram isolados do pelotão principal. A vitória ficou com o baiano Renato Evangelista, seguido pelo piauiense Lucas Mota e pelo paraibano Sharlys de Oliveira. Na Elite feminino, a baiana Cristiane Duque voltou a vencer no Sprint final, superando a tocantinense Patricia Figueira da Silva e a piauiense Karine Frota.

Entre as categorias de base, a tocantinense Yana Camargo, de apenas 14 anos, terminou o evento como o grande destaque revelação. A ciclista que compete na categoria infanto-juvenil acabou vencendo a prova contra atletas da Junior e  somou na prova de circuito a sua terceira medalha de ouro, após ter vencido também o contrarrelógio e a resistência.

Apesar da pouca idade, a menina tímida esbanjou talento e personalidade durante as provas. Sempre adotou uma tática muito agressiva e fez as adversárias sofrerem durante os três dias de disputas.

“Eu tenho apenas quatro meses que estou treinando ciclismo. Estou tentando conciliar o Mountain Bike com o Ciclismo de Estrada, mas estou gostando bastante das duas disciplinas. Fiquei surpresa com o resultado porque essa é a minha primeira copa, então não esperava vencer todas as provas, mas acabei conseguindo um bom rendimento e estou bastante feliz. A organização está de parabéns, não faltou nada para os atletas durante o evento. Também aproveito para agradecer meu treinador Darcisio e meu pai Marcos Henrique que sempre me acompanha”, comentou Yana.

Yana Camargo levou três ouros
Crédito: Wesley Kestrel/CBC

O presidente da Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), Rafael Carvalho, fez um balanço positivo da competição e agradeceu a presença de todos os estados. “Quero primeiramente agradecer imensamente a todos os estados que não mediram esforços para participarem da copa no Maranhão. Os atletas fizeram uma grande festa, estão todos de parabéns. Também agradeço a oportunidade e a confiança depositada pela CBC na Federação Maranhense de Ciclismo, além da presença ilustre do presidente José Luiz Vasconcellos, que fez questão de marcar presença e prestigiar o evento”, destacou Rafael.

A 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís.

Confira os resultados completos do domingo.

Veja o quadro parcial de pontuação e medalhas.