BIKE ESTRADA

Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada comemora 40 anos com edição especial no Maranhão

Evento espera reunir mais de 200 atletas de 16 estados para disputar três dias de competição na capital São Luís

Comemorando 40 anos de tradição, a Copa Norte e Nordeste, reconhecida nacionalmente como celeiro de grandes campeões, realiza edição especial entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, na cidade de São Luís, no Maranhão. O evento espera reunir mais de 200 ciclistas de 16 estados durante as provas de contrarrelógio, circuito e resistência.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), é destinada exclusivamente para delegações formadas pelas federações estaduais de ciclismo das regiões Norte e Nordeste. Com um formato profissional, seguindo as regras oficiais do ciclismo mundial, a competição já revelou grandes nomes do cenário nacional como Gideoni Monteiro, que atualmente integra a seleção brasileira, Breno Morais e Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/BrasilProCyling, entre outros.

Copa Norte e Nordeste
(Foto: Wesley Kestrel/CBC)

“Grande parte dos atletas dessas regiões passam o ano inteiro treinando e pensando nesta prova. É uma competição que traz confraternização e um nível organizacional que geralmente só é encontrado em grandes eventos nacionais. Sempre gostei de competir na copa, foi um grande aprendizado que jamais vou esquecer”, declarou o atleta olímpico Gideoni Monteiro.

Pensando no desenvolvimento e valorização das categorias de base da modalidade, algumas mudanças foram adotadas nesta edição pela confederação. Pela primeira vez será introduzida as categorias infantojuvenil masculino e junior feminino. Todas as provas acontecem em circuito montado na Av. Via Expressa de São Luís.

Dia do ciclista

Entre as atrações do evento, também será prestada uma homenagem ao Dia do Ciclista, que é comemorado oficialmente no dia 19 de agosto (Sábado). O público poderá interagir com os atletas, tirar dúvidas sobre a modalidade, conhecer os equipamentos e assistir as provas gratuitamente.

A 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís.

Confira o mapa com o local das provas e a altimetria do percurso.

Programação

18/08 (Sexta-feira)

14:00h – Prova de Contrarrelógio individual

19/08 (Sábado)

07:30h – Prova de resistência

13:00h – Premiação das provas de CRI e Resistência

20/08 (Domingo)

07:30h – Prova de Circuito

12:00h – Premiação da prova de Circuito e Geral

12h30 – Encerramento