BIKE MTB Notícias

Atletas brasileiros fazem reconhecimento de pista e se preparam para o Mundial de MTB

Campeonato Mundial UCI MTB acontece em Cairns na, Austrália. Competições serão entre os dias 7 e 10 de setembro.

Os atletas da Elite brasileira do moutain bike já estão treinando pesado e se preparando para disputar o Campeonato Mundial UCI MTB em Cairns na Austrália, entre os dias 7 e 10 de setembro. Foram convocados os atletas Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi que vão representar o Brasil na Elite Masculina, a atleta Raiza Goulão corre na Elite Feminina e a ciclista Bruna Elias que representa o país na categoria Júnior.

O Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Henrique Avancini que ficou no Top 15 na última etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XCO e também garantiu a vitória antecipada na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike diz que é preciso criar estratégias já que existem poucos pontos de ultrapassagens na pista.

Henrique Avancini publicou foto nas redes sociais de treino em Cairns (Foto: Michele Mondini)

“Fiz o reconhecimento e o circuito de Cairns é bastante peculiar. A divisão dos setores é bem parecida com os circuitos antigos. Um longo trecho de subida, outro longo trecho de descida e um longo trecho plano. Porém o circuito é recheado de obstáculos modernos. Saltos, drops, gaps e relevos ao longo de toda a pista. Outro fator importante é que há poucos pontos de ultrapassagens na maior parte da pista. A condição climática é quente e seco e deve permanecer assim até a prova”, relatou Avancini.

Treinando pesado, o atleta que é o melhor brasileiro no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), com no 22º lugar, vai tentar quebrar a própria marca, desta vez no Mundial que vai reunir os melhores atletas do mountain bike do mundo. “Eu quero melhorar a minha melhor marca em Mundiais de elite, que é a 22º colocação, e que também é a melhor marca do Brasil, isso para mim já seria positivo”, afirmou.

Atleta Luiz Cocuzzi (Scott/Lar/Shimano) que teve a melhor pontuação brasileira na disputa da Copa do Mundo de MTB, categoria Sub-23 em 2014 e é o atual campeão brasileiro de MTB XCO está na Austrália desde a semana passada. O atleta que tem 24 anos e migrou para a Elite este ano, também testou a pista e promete deixar a corrida ainda mais acirrada.

“Viemos antes fazer uma adaptação com o fuso horário e conseguir desenvolver bem na prova. Já andei na pista e ela é bem técnica, rápida e divertida com muitas rampas e rock gardens, uma pista digna de mundial. Já participei de vários mundiais e correr ao lado dos melhores pilotos do mundo não é só um desafio, mas também um privilégio”, ressaltou Cocuzzi.

A primeira competição será nesta quinta-feira (7) com a atleta da categoria Júnior Bruna Elias (Specialized Race BR), de 17 anos. A ciclista não esconde a ansiedade para entrar na pista representando a seleção pela primeira vez em um mundial.

“Estou ansiosa para chegar logo quinta e muito orgulhosa de poder estar aqui representando meu país. Agradeço a CBC por ter confiado no meu potencial para representar a seleção e garanto que estarei fazendo o meu melhor para conseguirmos alcançar um bom resultado”, declarou.

Para a atleta Raiza Goulão (Primaflor-Mondraker Rotor Ajram Capital Team), Campeã Brasileira de MTB XCO 2017, o mundial é a chance de subir no ranking e se superar. “É a primeira vez que venho para a Austrália, estou conhecendo o lugar e gostando muito. Já fiz um treino na pista, e achei que tem trechos bem técnicos. Gostei muito. Quero fazer uma boa largada e cumprir minha meta esse ano que é buscar um top 20. O nível é altíssimo, é uma pista muito veloz, mas estou em uma boa fase e quero representar muito bem minha nação e minha equipe”, concluiu.

Confira a programação dos brasileiros no Mundial (Horário de Brasília)
Quinta-feira (07.09)
00h10 – Competição Junior Feminino – Bruna Saalfeld Elias
Sexta-feira (08.09)
23:00 – Competição Elite feminino – Raiza Goulão
Sábado (09.09)
01:30 – Competição Elite masculino – Henrique Avancini e Luiz Cocuzzi.