BIKE ESTRADA

Chris Froome é campeão da Vuelta 2017 e Trentin vence última etapa

Alberto Contador tem despedida emocionada ao lado de fãs

A Vuelta 2017 que acontece desde o dia 19 de agosto chegou ao fim neste domingo, 10, em Madri com a vitória do britânico Chris Froome (Sky). Quem venceu a 21ª etapa foi o italiano Matteo Trentin (QuickStep Floors), em um dia de muita celebração e brindes para Alberto Contador (Trek-Segafredo) que se despediu das competições profissionais.

Froome e Team Sky recebem o prêmio (Foto: Unipublic/Photogomez Sport)

Todo o pelotão se uniu e segurou o passo para Contador entrar sozinho em Madri, com muitos aplausos dos fãs. Com o resultado alcançado por Contador ao longo das etapas, o espanhol termina Vuelta em 5º lugar na classificação geral, atrás de Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), Ilnur Zakarin (Katuha-Alpecin) e Wilco Kelderman (Sunweb).

Alberto Contador se despede em grande estilo (Foto: Unipublic/Photogomez Sport)

Além de toda a celebração, o espanhol conquistou o prêmio de ciclista mais combatido da Vuelta 2017, depois de mostrar poder nas montanhas e conquistar a vitória no Angliru, neste sábado, 9. A última estapa da Vuelta teve 117, 6 quilômetros percorridos desde Arroyomolinos a Madri, e foi a quarta vitória de Trentin depois de vencer as etapas 4, 10 e 13. Davide Villella (Cannondale-Drapac) encerrou com a camisa de bolinhas da classificação de montanha.

Chris Froome que se manteve na liderança geral por 18 dias seguidos, recebeu o merecido prêmio de campeão da Vuelta e uma homenagem de seu time Sky. Com o resultado, ele se torna o primeiro vencedor britânico a Vuleta e o terceiro piloto a vencer o Grande Tour Espanhol e o Tour da França no mesmo ano, depois de Jacques Anquetil (1963) e Bernard Hinault (1978). Além disso, o britânico ficou com a camisa verde da classificação por pontos e também faturou a camisa branca.

Pódio final (Foto: Unipublic/Photogomez Sport)

Froome busca a vitória na competição espanhola desde 2011 após chegar em segundo lugar em três edições. Desde a 3º etapa com a camisa vermelha, o campeão foi aplaudido e se emocionou. “É simplesmente incrível. Nós demos tudo e conseguimos obter os pontos. Eu, obviamente, não poderia estar mais feliz com o resultado. Foi uma competição difícil, uma jornada incrível. Só o fato de que ninguém ganhou o Tour e depois a Vuelta, é incrível que eu fui capaz de realizar esse feito, e, obviamente, não fiz isso sozinho. Foi graças a uma equipe incrível atrás de mim, graças a muito apoio de todos, os fãs, minha família, meus amigos. Foram meses maravilhosos e quero agradecer a todos que contribuíram para isso. Eu tenho lutado por essa vitória há seis anos e três anos eu fiquei em segundo, então é incrível ser o primeiro dessa vez”, declarou.

Matteo Trentin campeão da etapa (Foto: Unipublic/Photogomez Sport)

TOP 10 da classificação geral final:
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 82h30m02
2 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 0h02m15
3 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0h02m51
4 Wilco Kelderman (Hol) Team Sunweb 0h03m15
5 Alberto Contador Velasco (Esp) Trek-Segafredo 0h03m18
6 Wout Poels (Hol) Team Sky 0h06m59
7 Michael Woods (Can) Cannondale-Drapac 0h08m27
8 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team 0h09m13
9 Steven Kruijswijk (Hol) Team LottoNL-Jumbo 0h11m18
10 Tejay van Garderen (EUA) BMC Racing Team 0h15m50

Confira o resultado completo aqui.

Veja os melhores momentos da etapa: