BIKE BMX

BMX Freestyle integra programa olímpico em Tóquio 2020

Ciclismo ganha mais uma disciplina olímpica e soma 60 medalhas em disputa nos Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou a inclusão do BMX Freestyle Park no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Para os próximos Jogos Olímpicos, estarão presentes ambas as categorias do BMX Freestyle Park, masculina e feminina, cada uma contando com 9 atletas.

BMX Freestyle Park
(Foto: Divulgação)

A União Ciclística Internacional (UCI), informou estar contente com a notícia do COI, pois ela vem depois de apenas um ano da integração do BMX Freestyle Park à Federação Internacional. A entidade também enfatizou o seu comprometimento em trabalhar com as 186 Federações dos países membros, para assim garantir que haja o nível necessário de apoio para desenvolver a nova modalidade olímpica.

A UCI já disponibilizou as datas e locais para os principais eventos da atual temporada. O UCI Urban Cycling World Championship acontecerá em Chengdu, na China, em Novembro de 2017. Outro evento internacional já divulgado no calendário da UCI é o Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, durante o mês de outubro de 2018. Os jogos na Argentina serão apenas para os atletas que tiverem idade entre 15 e 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2018.

No Brasil, a disciplina será administrada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) através dos coordenadores Diogo Canina e Flávia Santos. Para o piloto se filiar, será necessário seguir todas as orientações publicadas no documento de orientação de filiação que está disponível para download .

Também já estão disponíveis informações relevantes sobre o Campeonato Mundial da modalidade. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) estará nos próximos dias divulgando todas as informações sobre as competições do calendário nacional e Campeonato Brasileiro, assim como a classificação dos atletas da seleção para o Campeonato Mundial.